quarta-feira, 3 de junho de 2015

Afinal, o que comemos?

REDAÇÃO_03
TEMA: Organismos transgênicos: fonte de problemas ou de soluções?

Com o avanço da biotecnologia e da engenharia genética ao longo das décadas tornou-se possível alterar alimentos, plantas e até animais para os mais diversos fins. Mas o quanto se sabe a respeito dessas novas técnicas que até pouco tempo atrás eram desconhecidas?

Muitas pessoas são contra o uso de tais procedimentos. Os casos que envolvem a agricultura particularmente chamam mais a atenção por estarem diretamente ligados à nossa alimentação.

Também denominados transgênicos, os alimentos geneticamente modificados parecem ter inúmeras vantagens, dentre as quais podemos citar: potencialização do poder nutritivo, redução nos custos de produção, resistência às pragas e produtos tóxicos.

Entretanto, as práticas são relativamente novas e pouco se sabe a respeito das desvantagens. Estudos apontam que os produtos podem ser venenosos, provocar alergias e até câncer.

As companhias de agronegócios buscam produtividade e lucro. Deveria existir fiscalização e uma política que as obriguem a desenvolver mais sua tecnologia antes de colocar no mercado, dar detalhes mais evidentes no rótulo e especificar sua origem. Enquanto isso, continuaremos correndo o risco de nos contaminar e optando pelo orgânico sempre que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário